Atendimento Especializado em
Dermatologia
A dermatologia veterinária busca estudar, diagnosticar e tratar as doenças da pele, das unhas, dos pelos e também orelhas em cães e gatos. A manifestação dos mais variados sinais clínicos relacionados a pele e anexos causa sofrimento ao animal, diminuindo dessa forma sua qualidade de vida. Por isso, ao observar coceiras intensas, lambidas intermitentes no corpo e nas patas, dores de ouvido, secreções e descamações na pele de seu bicho de estimação, odor forte na pele e nas orelhas, lesões na pele como vermelhidão, úlceras ou sangramento procure um veterinário especializado em dermatologia para diagnosticar, solicitar exames e verificar qual tipo de doença está causando tais sintomas.
Tratamento
Fotobiomodulação
A fotobiomodulação é uma tecnologia a laser ou LED que tem a finalidade de potencializar a atividade celular por meio da Luz vermelha, infravermelha, azul, verde e âmbar. O paciente fica exposto à luz do equipamento protegido com óculos especiais. Esse procedimento tem se mostrado um tratamento inovador e não-invasivo no processo de cicatrização de lesões e diversos outros problemas.
Essa terapia interage por meio da luz com os tecidos do corpo e estimula os processos que aumentam o metabolismo celular. Sendo assim, a fotobiomodulação pode acelerar ou inibir os processos biológicos. Com isso, o procedimento visa aliviar sintomas e incômodos, ajuda no tratamento de patologias, melhoras estéticas, dores, entre outros, de forma que devolva a qualidade de vida ao paciente.
A fotobiomodulação é uma terapia essencial na nossa rotina clínica! Ela atende praticamente todas as especialidades veterinárias!
Existem várias técnicas dentro da fotobiomodulação, entre elas a fotobiomodulação sanguínea conhecida como ILIB!
Tratamento
Terapia Fotodinâmica
A Terapia Fotodinâmica muito conhecida como PDT (Photodynamic Therapy) é muito eficaz e tem uma ampla utilização!
A PDT consiste em 3 componentes:
- Luz
- Fotossensibilizador
- Oxigênio
A técnica deve ser utilizada de forma correta. Luz + Fotossensibilizador devem ser compatíveis.
Usamos aparelhos de laser de baixa intensidade e que emitem Luz Vermelha e Luz Azul. E os fotossensibilizadores mais utilizados são: Azul de Metileno e ALA.
Essa terapia tem como principal efeito a produção de espécies reativas de oxigênio.
A Terapia Fotodinâmica (PDT) tem ampla ação antimicrobiana, gera morte celular em neoplasias como por exemplo o CEC.
Serviço
SPA
Cuidados com a pele e os pelos
Os banhos terapêuticos são indicados como tratamento para os pets com problemas de pele! Por isso, devem ser realizados da maneira correta, de acordo com as recomendações do Médico Veterinário!
Aqui no nosso SPA, contamos com profissionais especializados e capacitados para a realização de banhos terapêuticos, cromoterapia, Ozonioterapia, Argiloterapia e Óleos essenciais e outros conforme a indicação da equipe de Médicos Veterinários ou de Veterinários externos a Dermacare Vet.
A quem se destina o nosso serviço de Spa?
- Pets com dermatites, pele sensível, alergias ou outros problemas de pele que precisem de um tratamento específico.
- Pets com necessidades especiais como: Não gostar de outros peludinhos, necessidades de shampoos ou outros cosméticos próprios.
- Famílias que querem um tratamento personalizado para seu filho de 4 patas.
- Pets com prescrição do médico veterinário para banhos ou tratamentos de pele específicos.
- Pessoas que querem um atendimento diferenciado e individualizado.
Atenderemos apenas com hora marcada e o melhor: Aqui na Dermacare a famíla pode estar junto em todos os procedimentos realizados no Spa desde banhos até tratamentos como fotobiomodulação!
Sessão
Acupuntura
A acupuntura é uma forma de terapia originada da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), realizada através da aplicação de agulhas, implantes, remédios e outros estímulos (elétricos ou térmicos) em pontos específicos do corpo (humano ou animal). Seu objetivo é auxiliar o tratamento e recuperação de quadros dolorosos, neurológicos, clínicos ou cirúrgicos.
Haverão casos em que esta terapia não irá substituir a necessidade de medicamentos ou cirurgia, mas já existem comprovações de que ela acelera a recuperação pós-operatória em hérnia de disco (HAYASHI, 2007), auxilia no controle da doença renal crônica (PATERNO, 2012) ou até mesmo na pressão arterial (LIN, 2010), entre outras patologias.
A frequência das sessões e o resultado do tratamento variam de acordo com a doença e a sua gravidade, por isso é muito importante que seja feita uma avaliação para que as perspectivas e o nosso plano de tratamento estejam alinhados.
Exames
Citologia
e exames complementares
A citologia é um exame que permite detectar alterações celulares induzidas por processos patológicos. É um procedimento simples, com pouco ou nenhum risco para o paciente.
Existem dois principais tipos de citologia: a citologia esfoliativa e a aspirativa.
Este exame permite a recolha de células de um determinado tecido ou órgão do corpo, das quais, após análise ao microscópio, é possível avaliar o seu crescimento e o seu funcionamento.
Lesões superficiais são facilmente acessadas para a coleta do material. Lesões mais profundas e/ou intra-cavitárias (torácica e abdominal), devem ser abordadas com o auxílio do ultrassom ou tomografia, com o intuito de “guiar” a coleta e atingir o alvo com maior precisão e segurança.